RSS

segunda-feira, 3 de maio de 2010

NO OUTONO AS FOLHAS CAEM, A ARTE TRANSBORDA, A PALAVRA ACORDA

Foi uma oficina realmente muito gostosa. Também, discutir assuntos como Arte e Linguagem figurada é realmente uma delícia.

Começamos exibindo um vídeo muito interessante no qual foram apresentadas algumas esculturas feitas pelo artista australiano Ron Mueck, link abaixo, que representa com riqueza de detalhes o corpo humano.
http://www.youtube.com/watch?v=Im6goyEZYPw
Na primeira atividade, Será Arte? vários objetos foram expostos e o trabalho do cursista era discutir com a turma o que ele considerava arte dentre aqueles objetos e os que não considerava, apresentando, claro, argumentos para as suas considerações. Foi uma atividade bastante dinâmica, que conseguiu envolver toda, cada um buscando defender suas opiniões sobre o conceito de arte. Para a formação de grupos usamos imagens que representam as mais diversas manifestações artísticas. A leitura e comentário dessas imagens também foram bem discutidas, lembrando a necessidade de promover em nossas aulas, atividades que privilegiem o trabalho com as diversas manifestações artísticas.


Foi muito bom discutir sobre a Linguagem Conotativa em nosso cotidiano, percebendo a importância dessa linguagem para a comunicação realmente eficaz. Fizemos uma atividade bastante significativa com o texto de Jô Soares, no qual a personagem, fazendo uso de linguagem infantil, faz uso de diversas ironias para criticar o salário mínimo.
Para a análise das aulas do AAA recorremos novamente à Matriz de Referência de Língua Portuguesa, com o objetivo de desenvolver no professor cursista a consciência da importância da promoção de atividades bem planejadas, com objetivos claros e que contemplem os diversos tópicos e descritores da Matriz de Referência.
Para finalizar a oficina assistimos ao vídeo “arte com areia” de uma artista ucraniana. O vídeo conseguiu despertar em todos algum tipo de emoção, ratificando assim tudo o que foi discutido durante a oficina de Arte e Figura de Linguagem.
Abaixo o link para o vídeo Arte com Areia. Maravilhoso!

3 comentários:

Selma Cavalcanti disse...

Nancy seu Blog está como uma menina que passa....cheio de graça!!!
Beijos,
Selma Cavalcanti

Maria José Esteves disse...

Nancy,
Parabéns pelos belos textos. Nota-se que são escritos com a alma.
Beijos,
Zezé Esteves

Unknown disse...

Nancy,
Fique muito feliz aos abrir o blog e ver este belo trabalho, que com certeza voce passou com muita propriedade para os cursistas do GESTAR. O trabalho de todas voces deve ser sempre divulgado
afinal, um bom resultado e saldo do fazemos com muito AMOR.
PARABENS!!!!!!!!!

IZAURA

Postar um comentário