RSS

quinta-feira, 29 de abril de 2010

É UM TEXTO EM OUTRO TEXTO... É O FIM DO CAMINHO?

Antes que as águas de março cumprissem seu papel, recomeçamos. E nada melhor do que ouvir um BOM CONSELHO para começar uma oficina do Gestar... assim o fizemos. Com a canção Bom Conselho de Chico Buarque demos início à oficina do TP1, unidades 3 e 4, na qual tratamos do TEXTO como centro do ensino de Língua Portuguesa e INTERTEXTUALIDADE.

Bom Conselho

Ouça um bom conselho
Que eu lhe dou de graça
Inútil dormir que a dor não passa
Espere sentado
Ou você se cansa
Está provado,
quem espera nunca alcança
Venha, meu amigo
Deixe esse regaço
Brinque com meu fogo
Venha se queimar
Faça como eu digo
Faça como eu faço
Aja duas vezes antes de pensar
Corro atrás do tempo
Vim de não sei onde
Devagar é que não se vai longe
Eu semeio vento na minha cidade
Vou pra rua
e bebo a tempestade.
              Chico Buarque

Logo no início pude perceber o quanto seria interessante o trabalho, pois a discussão sobre os vários textos dentro do texto Bom Conselho, reforçou a importância da mobilização dos conhecimentos prévios em toda e qualquer leitura.
 
Foi muito gostoso discutir a subversão contida em cada provérbio usado na canção, bem como os pactos de leitura existentes entre autor e leitor em todo o texto.
A discussão sobre conceito de leitura foi relevante, motivou o entendimento de que o ato de ler se completa em três estágios não excludentes: contar, colher e roubar.
Os tipos de intertextualidade foram ressaltados nos estudos em grupos e nos textos produzidos pelos cursistas.
Com o AAA1 o estudo foi sobre “ponto de vista”, assunto que, com toda a certeza, será reforçado pelos cursistas em suas aulas de leitura.
Em toda a oficina estabelecemos relações entre as diversas atividades desenvolvidas e a Matriz de Referência de Língua Portuguesa, refletindo sobre a necessidade de garantir ao aluno um estudo com objetivos claros, focado nos diversos tópico e descritores da matriz.
O vídeo do Poema de Sete Faces foi muito bem acolhido pelos professores cursistas, que após uma pequena reflexão, também fizeram uma intertextualidade para avaliar a oficina.

Link para o vídeo na voz de Paulo Autran
http://www.youtube.com/watch?v=TpfqylGVtCg

Link para o vídeo na voz de Samuel Rosa
http://www.youtube.com/watch?v=imR24OrgvMo

A proposta de avaliação da oficina foi usando o Poema de Sete Faces de Drummon, que os professores fizeram intertextualidades muito ricas, abaixo alguns trechos:

Quando cheguei
Um anjo chamado Nancy disse
Vai gestaleira
A intertextualidade discutir
Ela está cá, está lá,
A toda hora, a toda prova

Os bondes estão cheios de textos
Para copiar
Para discutir
Textos para colher e também
Para roubar
E nós, bons leitores que somos
Roubamos e roubamos bem
As delícias que esta viagem
Vem nos proporcionar

E esse patinho feio
E aquele patinho realmente feio
Parecem longe de nós
Mas o que realmente interessa
É a beleza da leitura
Que é boa à bessa.
                             Nadjane Guimarães


(...)
Eu não devia confessar...
Mas essa professora, esse curso, essa inquietação
Me deixam esperançosa como o diabo!
                                            Sandra Maria

0 comentários:

Postar um comentário