DOCE NOVEMBRO...
A oficina do TP6 teve por objetivo discutir argumentação e estratégias relacionadas ao planejamento de escrita. Para alcançar esse objetivo, começamos apresentando algumas imagens de lugares para que toda a turma fizesse opção por uma. Depois de muitos comentários e argumentos, defendendo este ou aquele lugar, o grupo fez opção por uma imagem linda, que logo recebeu o nome de Praia dos Gestaleiros.
O segundo passo era construir um texto coletivo a partir daquela imagem... novas discussões e foi decidida a criação de um outdoor.
O trabalho ficou muito bom, melhor ainda foram as reflexões feitas. Exploramos todos os argumentos que usamos desde a escolha da imagem até a conclusão da construção do texto.
Em seguida realizamos a dinâmica Concordo/Discordo/Argumento, que consistiu em dividir a turma em duplas; sugerir que um dos componentes da dupla concordasse e outro discordasse da afirmação que seria apresentada. Após todos assumirem os seus papéis, cada dupla recebeu uma ficha contendo uma afirmação polêmica (do tipo “o homem é o cabeça da família”, ou “casamento tem de ser para sempre”) sobre a qual cada componente teve 03 minutos para argumentar de acordo com o papel assumido anteriormente – concordar ou discordar.
A turma vibrou com a atividade. Refletimos sobre o quanto foi difícil ouvir os argumentos do colega, bem como sobre a dificuldade de construir argumentos coerentes para concordar com algo de que discordavam e vice-versa. Questionamos sobre os tipos de argumentos que foram usados e passamos para a fundamentação teórica estudando textos de Platão e Fiorin, bem como de Ingedore Vilaça.
Como atividade em grupo, os professores cursistas tiveram a oportunidade de vivenciar situações de produção de textos, que fizeram refletir sobre o planejamento na produção textual, bem com sobre a necessidade de promover atividades que desenvolvam a competência argumentativa dos alunos.
1 comentários:
Oi Nancy querida, amei o seu blog...Você é muito poética e espirituosa...Muito lindo mesmo! Parabéns, companheira Gest@leira...
Postar um comentário