RSS

domingo, 29 de novembro de 2009

Planejar é preciso...


Nesta semana, meados de agosto, realizamos a oficina que discutiu a necessidade do trabalho com Projetos Interdisciplinares. Foi uma oficina extremamente gostosa. Começamos com o poema de Cecília Meireles:

Renova-te

Renasce em ti mesmo.
Multiplica os teus olhos, para verem mais.
Multiplica-se os teus braços para semeares tudo.
Destrói os olhos que tiverem visto.
Cria outros, para as visões novas.
Destrói os braços que tiverem semeado,
Para se esquecerem de colher.
Sê sempre o mesmo.
Sempre outro. Mas sempre alto.
Sempre longe.
E dentro de tudo.

O grupo de professores cursistas participou ativamente, comentando sobre a necessidade de um novo olhar sobre a prática pedagógica e o quanto esperavam que o Gestar pudesse vir ajudar no desenvolvimento desse novo olhar.
Falamos de sonhos, utopias... propusemos aos professores que escolhessem alguns sonhos que gostariam de realizar e durante uma viagem, sugerimos que deixassem de lado alguns desses sonhos, já que apenas um deles poderia ser realizado. Foi interessante observar com que pesar os sonhos eram deixados de lado, alguns desprezados, outros apenas adiados para realizações futuras. Mais interessante ainda foi relacionar essa dinâmica ao processo de construção dos projetos interdisciplinares nas unidades de ensino; cada sonho correspondendo a uma necessidade a ser atendida na escola e a necessidade de elencar prioridades a serem trabalhadas.
Fizemos, nesta oficina uma fundamentação teórica usando um texto de Nilbo Nogueira – Etapas de um projeto, em seguida, os professores foram orientados para a elaboração do projeto que será aplicado em sua unidade de ensino. Houve comentários sobre a necessidade de mobilização de toda a comunidade escolar, em especial dos alunos, já que eles serão os executores do projeto, deverão ser seduzidos a participar efetivamente de cada etapa.
Esta oficina evidencia a responsabilidade e a abrangência do programa Gestar, e desperta em cada professor formador, como eu, a consciência de que estamos em cada escola, movimentando a rede... há muito o que fazer, companheiros, vamos à luta!!

0 comentários:

Postar um comentário