RSS

domingo, 29 de novembro de 2009

Gêneros Textuais...

É final de agosto, e eu estava ansiosa pela realização desta oficina. Nela aconteceram discussões bastante enriquecedoras, que motivaram o professor cursista a repensar o planejamento de leitura em suas aulas.
As discussões foram embasadas em textos de teóricos como Mikhail Bakhtin, Marcuschi e Ingedore Villaça.
Foi de grande importância refletir sobre a necessidade de garantir que a escola promova o estudo de gêneros variados, especialmente os de maior circulação social, já que estes estão presentes no cotidiano do nosso aluno que, na maioria das vezes não tem desenvolvida ainda a habilidade de leitura necessária à compreensão desses textos.
Levamos uma diversidade de gêneros para a oficina, trabalhamos com classificados poéticos e de jornais; receitas, previsões do tempo e até notas de falecimento. Vejam esses textos que levamos para a oficina para motivar o professor a trabalhar leitura e produção de gêneros diversificados.

TEXTO 1

VIDE-BULA
Classificação: Remédio.
Nome: Paratesquecer.
Composição: Ingredientes dosados pra esquecer alguém que não te quer, te faz mal ou tem namorado(a).
Ingredientes: Chá de “cai na real”, amor, felicidade, carinho, pó de alívio no coração.
Informações ao paciente: O remédio age rapidamente, traz o esquecimento da “pessoa”, causa alívio ao coração, paz, tranqüilidade, melhora a visão, você conseguirá ver que existem pessoas que te amam, e que não vale a pena sofrer por “alguém” que não te quer ou tem namorado(a), esse “alguém” só te faz mal.
Indicações: Esse remédio é indicado pra pessoas melancólicas, que sofrem de amor platônico, ou doentio (pessoas que não se tocam).
Posologia: Ingerir dois comprimidos todas as vezes que pensar nesse “alguém”, mais dois comprimidos se sentir vontade de chorar por esse “alguém”, e mais dois comprimidos se sonhar com esse “alguém”. Enfim, tomar dois comprimidos todas as vezes que tiver um sentimento ruim dentro de si por causa desse “alguém” (angústia).
Contra-indicações: Não há contra-indicações, qualquer pessoa pode ingerir esse remédio, pois só contém coisas boas.
Reações adversas: Não há reações adversas, e também não há chances de recaída, é fatal, tomou esqueceu! Só há reações nas pessoas que sofrem desse mal, pois melhorarão.
Validade: Eterna. Basta você querer e o remédio vai agir, o tempo que for. Só não abuse!
                                Paula Santos Garcia – 8ª/2006


TEXTO 2

RECEITA DE COMO SUA MÃE DEIXAR VOCÊ ASSISTIR REBELDE

Ingredientes:
01 panela cheia de bajulação
70 sacos de calma
07 copos de paciência
01 colher cheia de mentira
02 xícaras de força
06 potes de choro

Modo de preparo:
Pegue a sua panela de bajulação e use-a para bajular a sua mãe, depois de tanto bajular, use os 07 copos de paciência e arrume toda a sua casa. Quando sua mãe perguntar, se você já fez o dever, use a colher de mentira.
Quando ela voltar do trabalho e começar a reclamar, use as 02 xícaras de força e os 70 sacos de calma e aguente o trampo. Quando começar REBELDE e sua mãe não deixar você assistir, use os seus 06 potes de choro. Agora se sua mãe for barra pesada, triplique os ingredientes...
E boa sorte!
                                       Hilem Santana Gonçalves -6ª/2006

O professor cursista participou ativamente de cada atividade, mostrando uma motivação muito grande para o trabalho com variedade de gêneros em sua unidade escolar.
Ressaltamos também a necessidade de desenvolver um trabalho que contemple os objetivos do ensino da Língua, segundo os PCN e a Matriz de Referência de Língua Portuguesa.
Foi nesta oficina que o professor foi devidamente orientado para o trabalho com o TP - a aplicação do Avançando na Prática, o estudo do Texto de Referência e todos os detalhes significativos que compõem o livro. Foi orientado também o trabalho com o AAA, analisando algumas atividades propostas, ratificando a necessidade de atividades que contemplem a Matriz de Referência e os objetivos do ensino de Língua dos PCN.
Começar as oficinas da área pelo TP3 me deixou apreensiva. Senti que algumas reflexões acerca de texto e linguagem, ficaram atropeladas e as discussões, embora bastante pertinentes, não ganharam a dimensão que eu esperava. Ainda assim, foi uma delícia vivenciar com os cursistas atividades de leitura e produção de textos de gêneros diversos. Os professores que compõem esta turma são envolvidos e envolventes, tem um jeito todo especial de trabalhar e, principalmente, estão se deixando seduzir pelo programa. Estou encantada!!

1 comentários:

Monique Fontine :* disse...

hoho eu rii '

Postar um comentário